Projeto do Ministério da Defesa oferece capacitação profissional para jovens militares

03/12/2012 - 22h43

Da Agência Brasil

Brasília – Na premiação hoje (03) da melhor gestão do Projeto Soldado-Cidadão, o ministro da Defesa, Celso Amorim, ressaltou a importância do papel do serviço militar na integração dos indivíduos na sociedade. O projeto, desenvolvido pelo Ministério da Defesa, possibilita a capacitação profissional de jovens militares das Forças Armadas (Exército, Aeronáutica e Marinha) para o mercado de trabalho.

Em dez anos do Projeto Soldado-Cidadão, 180 mil jovens foram beneficiados e mais de 67%  saíram das Forças Armadas com emprego. Só no ano passado, 16 mil jovens de 134 municípios foram qualificados. No projeto, os cursos de profissionalização têm duração de 140 horas e é oferecida capacitação profissional em áreas como mecânica e culinária.

O ministro destacou a dificuldade de expandir o projeto e o trabalho dedicado à recuperação da capacidade orçamentária para investimento nas Forças Armadas. No 3° Prêmio da Melhor Gestão do Projeto Soldado-Cidadão foram reconhecidos instituições e personalidades, militares ativos e da reserva, reformados e integrantes das forças auxiliares.

Edição: Fábio Massalli