Fórum nacional em Petrópolis discute diretrizes da Política Nacional de Museus

19/11/2012 - 18h07

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Pesquisadores, estudantes, profissionais e gestores ligados à área de museus e memória reúnem-se de hoje (19) até sexta-feira (23) no município de Petrópolis, na região serrana fluminense, para o 5º Fórum Nacional de Museus (FNM), no Sesc Quitandinha. A iniciativa tem como objetivo discutir as conquistas e desafios do setor.

O FNM é o maior evento da museologia brasileira, realizado com periodicidade bienal. Nesta edição, estarão reunidas mais de 1.200 pessoas de todo o país para delinear as diretrizes da Política Nacional de Museus (PNM), estimulando a criação de redes de informação entre os profissionais do setor, para consolidar as bases para a implantação de um modelo de gestão integrada dos museus brasileiros.

Segundo o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), José do Nascimento Junior, o setor enfrenta atualmente inúmeros desafios. Um deles é em relação à modernização constante dos museus, por meio de um diálogo com o futuro. “Agora temos a questão da Copa e Olimpíadas, que nos traz o desafio da qualificação para receber bem esses visitantes e mesmo os nossos cidadãos”, explicou Nascimento. 

Para o presidente, a museologia tenta “criar uma relação mais próxima com a população, buscando um museu que dialogue com a modernidade, a contemporaneidade e com os assuntos que a sociedade debate. Este é um evento de ampla abrangência, que dá conta de mostrar exatamente a dinâmica de trabalho hoje existente na museologia brasileira”. 

A iniciativa é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura (MinC) e pela Associação Brasileira de Museologia (ABM). O tema desta edição é 40 anos de Mesa-Redonda de Santiago do Chile: entre o Idealismo e Contemporaneidade, realizada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 1972, e considerada um marco no campo da museologia.

A programação do fórum inclui minicursos, palestras, conferências, comunicações coordenadas, reuniões temáticas e visitas a museus. O fórum promoverá ainda o encontro de representantes dos Pontos de Memória, programa apoiado pelo Ibram para fortalecer a memória social das comunidades. Fazem parte da programação paralela do evento lançamentos de livros, exposições e apresentações musicais.  

Edição: Fábio Massalli