Polícia catarinense escoltará ônibus em regiões onde houve ataques; 58 pessoas já foram detidas

15/11/2012 - 17h03

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Policiais vão escoltar os ônibus que circulam em regiões catarinenses onde ocorreram ataques violentos nos últimos dias. De acordo com informações do governo de Santa Catarina, a decisão foi tomada hoje (15),durante reunião entre o governador Raimundo Colombo e empresários do transporte público.

No encontro, Colombo reforçou que o gabinete de crise está funcionando de forma permanente na Casa da Agronômica, em Florianópolis. Ao todo, três delegados, dois escrivães e seis agentes trabalham nas investigações.

Desde a última segunda-feira (12), 58 pessoas foram detidas em todo o estado. Destas, 30 permanecem presas. Até o momento, foram incendiados 17 ônibus e oito automóveis – entre eles, viaturas policiais. Três bases da Polícia Militar também foram atacadas.

Segundo o Comando Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, os ataques são coordenados por grupos que agem dentro e fora dos presídios. Há também pessoas que se aproveitam da situação para cometer atos de vandalismo.

“Os dirigentes também acreditam em uma correlação [da onda de violência] com as ações da polícia contra o tráfico de drogas e as medidas tomadas nos presídios, como a redução de regalias e o aumento de ações de ressocialização [dos presos]”, informou o governo estadual.

Edição: Nádia Franco