Enem: segundo dia tem 90 questões e redação

04/11/2012 - 13h57

Da Agência Brasil

Brasília – Cerca de 5,7 milhões de estudantes que se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012 passam por nova bateria de testes neste domingo (4). O segundo dia de provas, que começou às 13h no horário de Brasília, têm 90 questões objetivas de múltipla escolha sobre linguagens e códigos (45) e matemática (45), além da redação.

O tempo máximo para a conclusão da prova é cinco horas e meia, e o mínimo, duas horas. Os gabaritos oficiais serão divulgados na página oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na próxima quarta-feira (7). Os resultados individuais estarão disponíveis a partir de 28 de dezembro, também na página do Inep.

A prova de linguagens e códigos engloba assuntos relacionados à língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação. Na prova de matemática, são consideradas competências em sete áreas para medir o conhecimento do aluno. 
 
Em redação, o candidato será apresentado a um tema. A redação deve ter entre oito e 30 linhas de texto dissertativo-argumentativo. A prova apresentará elementos para estimular o raciocínio, como charges, quadrinhos, trechos de livros ou notícias. O tema da redação do Enem 2012 é: Movimento imigratório para o Brasil no século 21.

Edição: Fábio Massalli