Da Agência Brasil
Brasília – Cerca de 5,7 milhões de estudantes que se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012 passam por nova bateria de testes neste domingo (4). O segundo dia de provas, que começou às 13h no horário de Brasília, têm 90 questões objetivas de múltipla escolha sobre linguagens e códigos (45) e matemática (45), além da redação.
O tempo máximo para a conclusão da prova é cinco horas e meia, e o mínimo, duas horas. Os gabaritos oficiais serão divulgados na página oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na próxima quarta-feira (7). Os resultados individuais estarão disponíveis a partir de 28 de dezembro, também na página do Inep.
A prova de linguagens e códigos engloba assuntos relacionados à língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação. Na prova de matemática, são consideradas competências em sete áreas para medir o conhecimento do aluno.
Em redação, o candidato será apresentado a um tema. A redação deve ter entre oito e 30 linhas de texto dissertativo-argumentativo. A prova apresentará elementos para estimular o raciocínio, como charges, quadrinhos, trechos de livros ou notícias. O tema da redação do Enem 2012 é: Movimento imigratório para o Brasil no século 21.
Edição: Fábio Massalli
Estudantes paulistas enfrentam dificuldades para resolver provas do primeiro dia do Enem
Enem mostra diferença no grau de preparação dos candidatos
Inep desclassifica 37 candidatos por publicar imagens de locais de provas do Enem
Enem tem início tranquilo na capital paulista
Atualizada - MEC encaminha à Polícia Federal caso de internautas que publicaram boato sobre Enem
No Rio, pontos de congestionamento atrapalharam quem chegou para o Enem
Candidatos que perderam o Enem em Brasília reclamam do transporte público