Defesa Civil e Corpo de Bombeiros farão simulação de evacuação em 100 prédios

04/11/2012 - 12h24

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Secretaria de Estado de Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro farão, no dia 29 de novembro, simulados de evacuação em 100 prédios do centro da capital fluminense. A ideia é promover treinamento de incêndio e desocupação em áreas com risco de deslizamento no Rio e na região serrana. Os simulados fazem parte das ações do Dia Estadual de Redução de Desastres, comemorado no dia 29.

Cerca de 300 homens vão participar dos exercícios no Rio, checando os extintores, os mapas de fuga, a iluminação, as escadas e a sinalização de emergência dos prédios. Construções antigas que tenham mais de dez pavimentos foram selecionadas por meio do Sindicato da Habitação do Rio e estão recebendo inspeção de técnicos da Defesa Civil.

O secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Sérgio Simões, disse que o treinamento é um modo de envolver a sociedade em uma ação de proteção civil.   “O grande objetivo é familiarizar as pessoas com perigos do cotidiano. Prédios elevados são locais de risco e é importante que as pessoas participem e sejam esclarecidas”, explicou o secretário.

Para evitar retenções no trânsito, os edifícios serão divididos em grupos. As ações estarão reunidas em prédios do Largo da Carioca, Cinelândia e Avenida Chile. A Guarda Municipal, a Polícia Militar e a Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET Rio) irão apoiar a realização dos simulados.

Os prédios que não foram inspecionados e tenham interesse em participar da iniciativa podem se inscrever ate o dia 10 de novembro, pelo telefone (21) 2333-3049, ou enviar um e-mail para o endereço defesacivil@defesacivil.rj.gov.br

Edição: Fábio Massalli