Exposição em SP alerta sobre hábitos saudáveis para o coração

03/11/2012 - 12h21

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Escutar as batidas de um coração – em formato gigante – e saber o quanto ele pode bater quando você estiver comemorando o gol de seu time preferido ou quando você terminar uma prova da tradicional Corrida de São Silvestre. Ou saber quantas vezes, aproximadamente, seu coração bateu desde o dia em que você nasceu. Estas são algumas das atividades interativas que fazem parte da exposição Vias do Coração, aberta na última quinta-feira (1º) na Estação Ciência, ao lado da Estação Lapa, em São Paulo.

A mostra, criada em 2008,  foi visitada por mais de 45 mil pessoas. Ela é parte do Programa Ciência Móvel-Vida e Saúde para Todos, um museu de ciências itinerante.

A exposição, que passou por outras cidades antes de chegar à Estação Ciência, tem início no próprio coração – que na mostra tem cerca de 2,5 metros de altura. “Esse coração é a nossa estrela. Temos dez estações, que são evolutivas. A mostra começa com o coração. Logo de cara você é apresentado ao principal artista do nosso corpo, mostrando sua estrutura e também estabelecendo um paralelo com o nosso dia a dia”, explicou Cristina Moscardi, coordenadora executiva da mostra.

Ao lado do coração há um painel que informa sobre a sua estrutura e seu funcionamento. E há também botões que podem ser apertados pelos visitantes e vão lhe mostrar quantas vezes o coração bate em diversas situações: quando se está dormindo, quando se está assistindo à final de um campeonato de futebol, quando se leva um susto ou se recebe uma grande notícia e quando se termina uma Corrida da São Silvestre. “A exposição tem esse propósito de fazer uma troca com as pessoas, de fazer com que elas participem. O visitante informa-se e também aprende como deve agir para começar a tratar melhor seu coração”, falou Cristina.

Após o coração, o visitante vai a outros espaços, onde poderá aprender sobre o funcionamento do sistema circulatório e conhecer os principais elementos constituintes do sangue. Vai aprender a prevenir doenças cardiovasculares como a hipertensão e conhecer o que é o diabetes. Na Estação Diabetes há um modelo interativo mostrando o impacto do diabetes no corpo humano e um prato gigante, criado pelo escultor Gil Verx, com o objetivo de orientar os visitantes a compor refeições saudáveis e equilibradas.

No dia de abertura, grupos de estudantes visitaram a exposição. Maria Vitória Campos, 11 anos, do Colégio Bem-me-Quer Positivo, de Tatuí (SP), foi pela primeira vez. “Achei bem legal. Pretendo vir várias vezes aqui”, disse ela. Rodrigo Medeiros Mazzochi, outro aluno de 11 anos e integrante da mesma excursão do colégio gostou da exposição. “Gostei de ver quantas vezes o coração bateu”, disse ele.

A exposição Vias do Coração é uma parceria entre o Museu da Vida, a Casa de Oswaldo Cruz, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Sanofi (empresa do ramo farmacêutico). Estará aberta até 31 de março do ano que vem. Mais informações podem ser encontradas em http://www.eciencia.usp.br/.

 

Edição Beto Coura