"Florianópolis não pode se elitizar e expulsar seus moradores", diz candidato do PSD

28/10/2012 - 7h54

Alex Rodrigues
Agência Brasil

Florianópolis - Candidato do PSD à prefeitura de Florianópolis (SC), o advogado Cesar Souza Júnior garante que a conclusão do Plano Diretor Municipal será prioridade de sua gestão, caso ele seja eleito. Para Júnior, o instrumento de planejamento urbanístico é fundamental para garantir que a cidade cresça de forma sustentável e socialmente justa.

"A cidade não pode se elitizar e expulsar seus moradores mais humildes", disse Júnior a Agência Brasil, explicando que, uma vez a frente da prefeitura, buscará recursos federais para resolver o problema do déficit habitacional, começando pelas cerca de 6 mil famílias que, de acordo com ele, vivem em situação de risco.

"Temos um déficit de cerca de 18 mil moradias. Projetamos que, para os próximos 20 anos, serão necessárias 54 mil novas habitações para quem ganha de zero a cinco salários mínimos. A coisa a fazer neste sentido é buscar recursos federais", declarou Júnior, voltando a descrever a importância do futuro plano diretor reservar áreas habitacionais voltadas para estes segmentos da população.

Embora toda cidade com mais de 20 mil habitantes tenha que, obrigatoriamente, contar com seu próprio plano diretor, na capital catarinense a discussão se arrasta desde 2006. Em 2010, parte da população rejeitou o anteprojeto apresentado pela prefeitura. Desde então, a redação final é revisada por uma comissão técnica, com a participação de representantes da sociedade que, por lei, tem que ser consultada durante todo o processo.

"Quero ser prefeito para devolver a Florianópolis a confiança em seu futuro. Devolver à prefeitura a capacidade de planejar a cidade; dar à cidade um novo Plano Diretor para que possamos projetar o futuro da cidade conciliando crescimento com preservação ambiental e qualidade de vida", declarou o candidato, deputado estadual que, em 2011, se licenciou da Assembleia Legislativa para, a convite do governador Raimundo Colombo (PSD), assumir a Secretaria Estadual do Turismo, Cultura e Esportes.

Júnior também promete implementar um novo sistema de transporte público; aumentar o número de médicos à serviço nos equipamentos municipais e adotar o regime de ensino em tempo integral, começando pelos 20 bairros mais carentes da cidade. Questionado sobre um projeto que dará continuidade, Júnior citou o Capital Criança, que, segundo ele, ajudou a reduzir o índice de mortalidade infantil, levando Florianópolis a ter os resultados nacionais positivos, com índices semelhantes aos de países desenvolvidos.

"O que perpassa todo nosso programa de governo é o desejo de termos uma cidade mais humana, que não seja destruída pela cobiça e pela especulação imobiliária, perdendo qualidade de vida, como vem acontecendo nos últimos anos", concluiu o candidato.

 

Edição Beto Coura