Rio Branco terá segundo turno pela primeira vez

25/10/2012 - 9h15


Ivan Richard
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Na primeira vez em que ocorre segundo turno para escolha do prefeito em Rio Branco, capital do Acre, estão na corrida pelo Executivo municipal Marcus Alexandre (PT) e Tião Bocalom (PSDB). No primeiro turno, o petista ficou à frente, com 85,2 mil votos (48,30% do total), enquanto o tucano obteve 77,4 mil votos, 43,8%.

Nascido em Ribeiro Preto (SP) e criado em Rio Branco, engenheiro civil, 35 anos, Marcus Alexandre foi diretor-geral do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem, Hidrovias e Infraestrutura (Deracre), gerente de projetos e secretário adjunto da Secretaria de Planejamento do Acre na gestão do então governador Jorge Viana (PT).

O tucano Tião Bocalom, 59 anos, é professor de matemática e física, nascido em Bela Vista do Paraíso (PR) e criado na capital acriana. Foi vereador, prefeito por dois mandatos do município de Acrelândia e secretário de Agricultura do Acre.

Esta é a primeira vez que a disputa pela prefeitura de Rio Branco será decida com novo pleito, porque apenas em 2008 a capital do Acre atingiu 200 mil eleitores – mínimo necessário para a realização de segundo turno.

Principal município do estado, Rio Branco tem população de pouco mais de 330 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e cerca de 220 mil eleitores aptos a votar.

De acordo o Censo de 2010 do IBGE, o Produto Interno Bruto (PIB) de Rio Branco era aproximadamente R$ 4,2 bilhões.

Edição: Talita Cavalcante