Semana da Ciência e Tecnologia deve ter participação de 5 milhões de pessoas

16/10/2012 - 21h18

Aline Leal
Repórter da Agência Brasil


Brasília – Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza é o tema da 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que foi aberta hoje (16) pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento, que apresenta as principais novidades brasileiras em pesquisa, na indústria e na produção de alimentos, inclui exposições de produtos, além de oferta de diversos serviços, palestras e oficinas.
 
O ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp, estima que cerca de 5 milhões de pessoas devem participar das 20 mil atividades da semana, que tem eventos previstos para todos os estados.

Raupp diz que a Semana Nacional de Tecnologia é um diálogo entre a sociedade e o ministério. “Ela representa uma base conceitual diferente, nova para o desenvolvimento do país, para modernização da sociedade brasileira, para que possamos usar os recursos naturais de forma inteligente.”

A programação, que vai até o próximo domingo (21), inclui a apresentação de várias pesquisas de estudantes universitários, além de trabalhos de pesquisadores sobre como baratear a energia solar, produzir fertilizantes e  melhorar o aproveitamento da produção agrícola e do armazenamento de água, entre muitos outros projetos.

Alunos do ensino fundamental também participam, mostrando, por exemplo, suas experiências com hortas e técnicas de reciclagem de produtos que podem ser aplicados nas escolas. "A gente planta alface, couve e muitas outras coisas que consome, e sem agrotóxico”, conta Natália, estudante de 11 anos, apresentando a horta da sua escola, que usa garrafas pet como canteiros.

Edição: Nádia Franco