Horário de verão garante folga no consumo de energia para o país, diz especialista

16/10/2012 - 19h55

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O horário de verão representará uma folga a mais para a demanda energia elétrica do país, que embora não esteja no limite da oferta, por causa da crise econômica mundial, continua intensa. A avaliação é do pesquisador do Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rubens Rosental.

O horário de verão começa à meia-noite de domingo (21) e representará uma economia de até 5% no consumo durante o horário de pico (das 18h às 21h), segundo o governo federal.

Para o especialista, mesmo que haja equilíbrio entre oferta e demanda, a acensão social dos brasileiros nos últimos anos representou um grande aumento na aquisição de bens de consumo, principalmente aparelhos elétricos. “É uma margem de segurança importante, ainda que represente um impacto pequeno, para reduzir a pressão sobre o pico de consumo.”

Rosental defende que o governo continue investindo no setor principalmente na construção de usinas e na ampliação das linhas de transmissão. “No médio prazo, com a volta do crescimento da economia, a demanda por energia também vai aumentar. Isso justifica a manutenção de investimentos nos grandes projetos de geração, de usinas como Belo Monte, e também em novas linhas de transmissão.”

 

Edição: Aécio Amado