Governo da Venezuela lançará Missão Mercosul para incrementar projetos no bloco

11/10/2012 - 8h19

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília –  O governo da Venezuela lança nos próximos dias a Missão Mercosul com o objetivo de promover o país no bloco e na região. O presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse que a meta é apoiar as prioridades de desenvolvimento em todo o país, criando condições para que o país enfrente todos os desafios que envolvem a sua presença no bloco, ao qual aderiu no fim de julho.

Chávez lembrou que os projetos “serão de grande importância” para transformar a Venezuela em uma grande potência mundial. "O desafio é fazer com que a teoria se torne realidade, tomando as massas e o povo. O Mercosul deve ir do Caribe e da Venezuela, na Amazônia, ao Rio da Plata. É uma potência latina-americana, um projeto histórico", acrescentou.

Uma das metas, segundo Chávez, é desenvolver as regiões de Trujillo e do Lago de Maracaibo por meio de um porto internacional, assim como por em prática o projeto ferroviário, que deve unir o Orinoco ao Caribe. "Um dia, mais cedo ou mais tarde, a ferrovia vai chegar a Manaus, na Amazônia", acrescentou.

A Venezuela ingressou no Mercosul em 31 de julho, em uma cerimônia em Brasília. Com a adesão da Venezuela, o Mercosul contará com uma população de 270 milhões de habitantes (70% da população da América do Sul), registrando um Produto Interno Bruto (PIB) a preços correntes de US$ 3,3 trilhões (o equivalente a 83,2% do PIB sul-americano) e um território de 12,7 milhões de quilômetros quadrados (72% da área da América do Sul).

*Com informações da agência pública de notícias da Venezuela, AVN 

Edição: Graça Adjuto