Votos de urna queimada no Rio de Janeiro devem ser recuperados

07/10/2012 - 18h53

Akemi Nitahara
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A 22ª Seção da Fundação Casa de Rui Barbosa foi a única na cidade que precisou fazer a votação à moda antiga. Cerca de 400 eleitores acabaram votando em cédulas de papel, depois que o flash da urna eletrônica, que já era substituta, queimou por volta das 11h. Cerca de 50 votos haviam sido depositados na urna eletrônica que apresentou o problema.

De acordo com a juíza coordenadora de Polos Eleitorais, Renata Gil, houve nova tentativa de uso do equipamento, mas, por volta das 13h, optou-se pela votação manual. Ao fim da votação, a urna queimada foi levada para a zona eleitoral, para verificar a possibilidade de recuperação dos dados, que são armazenados em vários locais dentro da urna.

O vigilante Sebastião Carlos da Costa Silva foi um dos eleitores que tiveram que voltar à cédula de papel, mas não se incomodou com o fato. Ele disse que há muito tempo vota nesta seção e que nunca viu falhas da máquina. "Nunca aconteceu, e eu não estou sabendo o porquê, mas certas coisas acontecem. Jamais ficaria contrariado, porque sempre votamos no papel, só foi modernizado agora, então, uma falha a mais, uma a menos, para quem já está acostumado, quem é antigo como eu, já conhece o procedimento todinho.”

Edição: Nádia Franco