Presidenta do TSE diz que eleição corre com tranquilidade em todo o país

07/10/2012 - 14h26


 

Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil

Brasília - As eleições de prefeitos e vereadores em todo o país transcorrem com tranquilidade, disse a presidenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, ao fazer um balanço à tarde, na metade do período de votação.

“Em todos os 26 estados não há informações de qualquer irregularidade. Está tudo dentro da normalidade, o eleitor está indo às ruas e manifestando seu voto com grande tranquilidade”, acrescentou.

De acordo com a ministra, até a metade do período de votação, por volta das 12h30, o número de urnas que precisaram ser trocadas era metade do que foi necessário na última eleição, em 2010. O número de prisões, também, segundo ela, era “irrelevante”.

Cármen Lúcia lembrou que os eleitores que não votarem e não justificarem a ausência não poderão obter a declaração de que estão em dia com a Justiça Eleitoral. Isso pode representar transtornos posteriormente, uma vez que a quitação eleitoral é requisito para diversas atividades, como por exemplo ser contratado para o serviço público.

“Mas o eleitor brasileiro é muito participante, o número de pessoas que não votam e não justificam é muito diminuto”, ponderou.

Mais de 138 milhões de brasileiros estão indo às urnas hoje para eleger os prefeitos e vereadores dos 5,5 mil municípios do país. As sessões de votação estarão abertas até as 17h. A expectativa é que o resultado das eleições seja divulgado na maior parte das cidades até as 22h.

Edição: Graça Adjuto