Município mais populoso da região serrana fluminense, Petrópolis terá cinco candidatos a prefeito

05/10/2012 - 15h00

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O município de Petrópolis, na região serrana fluminense, terá cinco candidatos a prefeito nas eleições municipais deste ano. Além do atual prefeito, Paulo Mustrangi (PT), concorrem à prefeitura Alex Dias (PSOL), Bernardo Rossi (PMDB), Nelson Sabra (PDT) e Rubens Bomtempo (PSB).

Para as 15 vagas na Câmara de Vereadores, os 241 mil eleitores terão que escolher entre 337 candidatos.

Petrópolis é o município mais populoso da região serrana, com 296 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conhecida como a Cidade Imperial, foi moradia de verão da família imperial brasileira, desde que dom Pedro I comprou uma fazenda na região e seu filho, dom Pedro II, construiu lá um palácio.

Como dom Pedro II passava seis meses na cidade, Petrópolis tornava-se sede do império durante metade do ano. Segundo a prefeitura, Petrópolis ganhou a condição de município em 1857, sob protesto do imperador, que não queria que autoridades municipais prejudicassem sua relação com a população local.

A cidade também recebeu migrantes alemãs, que buscavam oportunidades na América do Sul. Depois chegaram os franceses, italianos, suíços, belgas e libaneses.

Em janeiro de 2011, Petrópolis ganhou as manchetes de jornais do Brasil e do mundo, com os municípios vizinhos de Teresópolis e Nova Friburgo, por causa de um forte temporal, que provocou enchentes e deslizamentos de terra, matando quase mil pessoas e deixando cerca de 400 desaparecidos.

A economia de Petrópolis é baseada no setor de serviços, que concentra 65% do Produto Interno Bruto (PIB). A indústria responde por 25% da economia municipal. Em 2009, o PIB de Petrópolis era R$ 5,8 bilhões e o PIB por habitante, de R$ 18,5 mil.

Edição: Aécio Amado