Com auditoria, Fundação Bienal poderá ficar adimplente com Ministério da Cultura

26/09/2012 - 19h22

Fernanda Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A Fundação Bienal de São Paulo vai entregar ao Ministério da Cultura (MinC) auditoria referente a 13 convênios firmados entre 1999 e 2007, que somam R$ 33 milhões. Com a auditoria, a fundação vai deixar de ser considerada inadimplente e, assim, poderá firmar convênios e captar recursos com o ministério. O anúncio foi feito hoje (26) durante visita da ministra da Cultura, Marta Suplicy, à 30ª Bienal de São Paulo.

No início do ano, as contas da fundação foram bloqueadas depois que o ministério e a Controladoria-Geral da União (CGU) detectaram falhas na prestação de contas dos convênios.

Segundo Heitor Martins, presidente da Bienal, ao longo dos últimos meses, a fundação fez uma auditoria independente e o resultado será submetido ao ministério. Os documentos trazem informações dos 13 convênios feitos para edições passadas da Bienal e modificações no pavilhão. Os dados da auditoria devem ser entregues ao ministério na próxima semana, informou Martins.

De acordo com a ministra Marta Suplicy, a partir da auditoria, será feita uma avaliação do tamanho da dívida que a Bienal tem com o governo. “O ministério vai conduzir a sua própria análise desse novo conjunto de documentos para chegarmos a um consenso, se houve ou não danos e qual a extensão desses danos para que a gente possa fazer os ressarcimentos”, disse.

O pagamento da dívida será feito em parcelas por meio de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Marta Suplicy disse ainda que haverá um grupo de trabalho para analisar a documentação apresentada pela fundação.

Edição: Carolina Pimentel