Governo federal começa a coletar dados sobre rede de atendimento social e assistencial

24/09/2012 - 13h22

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) começa hoje (24) a coleta de dados do Censo 2012 do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Realizado anualmente desde 2007, o levantamento traça um retrato detalhado da estrutura e dos serviços prestados pela rede de assistência social no país.

Este ano, o censo traz pela primeira vez questionários sobre unidades de acolhimento das redes pública e não governamental, responsáveis por abrigar crianças, adolescentes, mulheres ou idosos vítimas de violência, abandono ou negligência. Os locais também são indicados para pessoas cujos vínculos familiares foram rompidos e que se encontram em situação de rua.

De acordo com o MDS, além da estrutura física, dos recursos humanos e das atividades desenvolvidas pelas unidades, serão mapeados ainda a quantidade e o perfil das pessoas acolhidas. Os questionários podem ser visualizados, impressos e preenchidos no endereço http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/censosuas.

Para preencher os documentos, o responsável deve ter uma senha de acesso aos sistemas da Rede Suas com perfil cadsuas.município ou cadsuas.estado. Caso seja identificado algum problema na senha, o MDS orienta que o gestor entre em contato por meio do telefone 0800-707-2003.

Na primeira etapa da coleta de dados, gestores municipais e estaduais devem preencher os dados sobre as unidades de acolhimento, os centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e os equipamentos voltados ao atendimento de pessoas em situação de rua (centros POP).

Em seguida, de forma escalonada, será aberta a coleta de informações sobre os centros de Referência de Assistência Social (Cras), a gestão estadual e municipal do Suas e os conselhos estaduais e municipais de Assistência Social.


 


Confira abaixo o calendário completo do Censo 2012 Suas:



Creas/ centros POP / unidades de acolhimento

24/9 a 14/11

Cras / gestão estadual

8/10 a 30/11

Gestão municipal/ conselhos municipais/ conselhos estaduais

22/10 a 30/11

Verificação e retificação de dados por estados e municípios

3/12 a 14/12


Edição: Juliana Andrade