Redução de tarifas vai gerar benefícios também no campo

11/09/2012 - 15h29

Mariana Branco, Luana Lourenço, Pedro Peduzzi
Repórteres da Agência Brasil

Brasília – A agricultura também será beneficiada pela redução das tarifas de energia, disse o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, ao participar hoje (11) da solenidade em que o governo detalhou as medidas. Vargas destacou que tanto a redução prevista para os consumidores residenciais, de 16,2%, quanto a estimada para o setor produtivo, de até 28%, terão impactos no setor agropecuário.

"[A medida] reduz [o custo] para o agricultor que gasta energia na agroindústria, reduz para o que faz irrigação, reduz para a agricultura familiar. Se for [um consumidor] de alta tensão, cai até 28%, se for de baixa tensão cai 16%. Para todos, há benefício", afirmou o ministro.

Hoje (11) o governo federal anunciou as condições da redução de tarifas de energia para consumidores industriais e residenciais.

Para viabilizar a redução de tarifas, o governo vai cessar a Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), encargo pago para financiar o uso de combustíveis para geração de energia termelétrica em sistemas isolados, e a Reserva Global de Reversão (RGR), que é paga para indenizar os investidores por possíveis reversões de concessão do serviço de energia elétrica. A Conta de Desenvolviemtno Energético (CDE), que subsidia tarifas de energia dos consumidores de baixa renda, será reduzida a 25% do valor original. 

Edição: Nádia Franco