Preços de commodities com influência na inflação brasileira têm queda de 0,08% em agosto

05/09/2012 - 13h48

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Índice de Commodities Brasil (IC-Br), calculado mensalmente pelo Banco Central (BC), teve queda de 0,08%, em agosto, em relação ao mês anterior. No acumulado do ano até agosto, foi registrada alta de 8,62% e, em 12 meses, de 11,33%. Os dados foram divulgados hoje (5) pelo BC.

O IC-Br é calculado com base na variação em reais dos preços de produtos primários (commodities) brasileiros negociados no exterior. O Banco Central observa os produtos que são relevantes para a dinâmica dos preços ao consumidor no Brasil.

No mês, a queda do indicador foi puxada pelo segmento de metais (alumínio, minério de ferro, cobre, estanho, zinco, chumbo e níquel), que registrou retração de 2,02%. O indicador do segmento agropecuário, formado por carne de boi, algodão, óleo de soja, trigo, açúcar, milho, café, arroz e carne de porco, teve queda de 0,91%. Já o segmento de energia (petróleo, gás natural e carvão) apresentou alta de 7,1%.

O índice internacional de preços de commodities (CRB), calculado pelo Commodity Research Bureau, registrou alta de 1,56% em agosto e de 12,27%, nos oito meses do ano. Em 12 meses encerrados em agosto, houve aumento de 14,23%.

Edição: Juliana Andrade