Chávez se diz recuperado do câncer e com boa saúde

04/09/2012 - 14h24

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A pouco mais de um mês das eleições na Venezuela, o presidente Hugo Chávez, que tenta a reeleição, disse hoje (4) que está recuperado e com “boa saúde”. Desde 2011, Chávez combate um câncer que reincindiu na virilha. O venezuelano fez o tratamento em Cuba e disse ter se “apegado à fé cristã” para superar a doença.

"Aqui estou lutando. Sinto bom ânimo, otimismo, confiança no que fazemos e no que iremos fazer da vida", disse o presidente em um programa de rádio. “Minha vida está entregue a Deus e ao povo, muito mais do que antes. Graças a Deus, estou recuperado e me cuidando muito.”

Ao longo de pouco mais de um ano, Chávez se submeteu a três cirurgias e a tratamentos de quimioterapia e radioterapia para combater o câncer. Lentamente, ele retornou às atividades públicas, mas jamais se afastou do governo.

No poder desde 1998, Chávez vai enfrentar, em 7 de outubro, o candidato único de oposição Henrique Capriles. O atual presidente da Venezuela lidera a maioria das pesquisas.

Chávez informou que nos próximos dias será lançado o livro Contos de Rouxinol, escrito por jornalistas cubanos que escutaram 148 transmissões do programa de rádio Alô Presidente, no qual ele é o âncora.

Segundo Chávez, o livro reúne suas histórias contadas ao longo das várias transmissões que foram ao ar. Em um dos programas, ele lembrou que sua avó Rosa Inés preparava e vendia aranhas para sobreviver e que, ainda menino, ajudava a avó nas vendas para manter a casa.

*Com informações da agência pública de notícias da Venezuela, AVN.

Edição: Graça Adjuto