Empresas de telecomunicações apresentam demandas para alavancar o setor

30/08/2012 - 18h58

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Desoneração tributária, simplificação do processo de licenciamento de construção de redes e antenas, destinação de mais frequências para serviços móveis e compartilhamento de infraestrutura são alguns itens importantes para o crescimento do setor de telecomunicações. A conclusão está na Carta de Brasília, documento resultante do 56ª Painel Telebrasil, promovido pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil).

No documento, as empresas também pedem ao governo uma maior previsibilidade regulatória, além do estímulo ao uso dos serviços de telecomunicações por uma parcela maior da população.

A carta enfatiza que as empresas de telecomunicações investiram mais de R$ 260 bilhões em recursos exclusivamente privados desde 1998. “Reconhecemos que mesmo sendo um dos setores que mais investem em infraestrutura no Brasil ainda precisamos buscar soluções para enfrentar problemas localizados, que em muitos casos decorrem da demanda explosiva por serviços”, diz o documento.

A Telebrasil garante que as empresas estão preparadas para as grandes demandas previstas para os próximos anos, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. “As telecomunicações do Brasil garantem que, se houver políticas públicas positivas, valorização dos investimentos e um ambiente de estabilidade e previsibilidade, não faltarão recursos, tecnologia e disposição de sua parte para se construir uma sociedade conectada que inove, se reinvente e assegure ao país um ciclo de desenvolvimento autossustentado para as próximas gerações”.
 

Edição: Rivadavia Severo