Da Agência Brasil
Brasília – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu R$ 4,8 milhões em mercadorias falsificadas na primeira Operação Temática de Combate aos Crimes contra o Fisco e Crimes Contra a Saúde Pública (Otefis). A ação teve a parceria da Receita Federal do Brasil (RFB) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Na operação, realizada em São Paulo, de 21 a 29 deste mês, foram apreendidos 410 mil pacotes de cigarro e aproximadamente 1 tonelada de cosméticos, brinquedos, vestuário e bebidas. Foram apreendidos ainda R$ 172 mil e meio quilo de maconha.
De acordo com a PRF, foram 110 ocorrências registradas durante a operação, 36 pessoas foram presas em flagrante e 68 foram autuadas pela Receita Federal. Quatro casos de contrabando, falsificação e situação de tráfico de medicamentos foram deflagrados. E quatro quadrilhas que atuavam com lavagem de dinheiro, roubo de combustível e assalto à carga foram desmanchadas durante a ação.
A operação mobilizou 51 servidores, 45 da PRF, seis da RFB e dois da Anvisa. O objetivo era a combater a falsificação de produtos submetidos a controles sanitários, o contrabando e o tráfico de drogas e efetuar a apreensão de produtos pirateados. As apreensões ocorreram em trechos das rodovias federais BR-116 (Régis Bintencourt) e BR-153, que liga Belém a Brasília.
Edição: Lana Cristina