Brasil lamenta explosão em refinaria na Venezuela

27/08/2012 - 9h53

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília –  O governo do Brasil lamentou hoje (27) o incêndio ocorrido há três dias na refinaria de Amuay, uma das três que formam o Centro de Refinamento de Paraguaná - o principal da Venezuela. No acidente, morreram 39 pessoas e 31 permanecem internadas. Em comunicado, divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores, o Brasil reitera a solidariedade ao povo e ao governo venezuelanos.

“O governo brasileiro lamenta profundamente o trágico acontecimento ocorrido na sexta-feira, dia 24 de agosto, na Refinaria de Amuay, no estado venezuelano de Falcón. [O governo do Brasil]  transmite às famílias das vítimas as mais sinceras condolências e reitera sua solidariedade ao governo e ao povo venezuelanos”, diz a nota.

A maior parte dos mortos pertencia à Guarda Nacional Bolivariana, mas havia também civis. A menos de dois meses das eleições presidenciais, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que tenta a reeleição, pediu à população que não se deixe influenciar por tentativas de politização do incidente.

O governo decretou três dias de luto oficial no país. Também reiterou que vários governos da região, como a Bolívia, o Peru e Equador, prestaram solidariedade ao país e à população. Os peritos investigam a suspeita de a explosão ter sido causada por um vazamento de gás propano. A razão do vazamento está sob investigação. O incêndio foi controlado ainda de madrugada, de acordo com as autoridades venezuelanas.

Edição: Graça Adjuto