Mercado livre de energia cobra definição do governo sobre concessões do setor elétrico

23/08/2012 - 19h05

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Representantes de associações que atuam no mercado livre de energia elétrica cobraram hoje (23) do governo uma definição sobre a renovação das concessões do setor elétrico. “Há uma grande ansiedade e isso afeta diretamente o nosso negócio. É muito importante que a gente conheça as medidas, até para que possamos contribuir”, disse o presidente da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), Reginaldo Medeiros, ao sair de uma reunião com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

Medeiros disse que Lobão foi muito “reservado” na reunião de hoje sobre a renovação das concessões, que deve ser anunciada em breve. Segundo ele, ainda há muita discussão sobre os encargos de energia nos estados, que envolvem o Ministério da Fazenda e secretarias estaduais, o que pode estar atrasando o anúncio do pacote de medidas.

A reunião contou com representantes de dez associações privadas representantes do setor elétrico. Eles também pediram ao ministro que a possibilidade de venda de energia excedente do mercado livre seja incluída na medida que será anunciada pelo governo. “A venda de excedentes é fundamental para ampliar o interesse do consumidor em fazer contrato de mais longo prazo e com isso garantir a segurança do sistema”, disse Medeiros. Segundo ele, ainda não há uma definição objetiva do governo sobre a questão.

Edição: Fábio Massalli