Dois anos e meio após terremoto, sede do governo do Haiti começa a ser reconstruída

23/08/2012 - 8h33

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Dois anos e meio depois do terremoto que destruiu parte do Haiti, a sede do governo começa a ser reconstruída. De forma simbólica, o presidente do Haiti, Michel Martelly, lançou ontem (22) a reconstrução do palácio presidencial. Em 12 de janeiro de 2010, um terremoto de 7 graus na escala Richter matou mais de 300 pessoas e deixou 1,5 milhão sem moradia. Até hoje os efeitos do terremoto são presentes no país.

Para a reconstrução da sede do governo, Martelly disse que o edifício original vaí ser demolido. Segundo ele, há estudos para que o mesmo ocorra em relação a vários prédios públicos. A reconstrução do palácio presidencial será coordenada pela Presidência e pelo Instituto de Salvaguarda do Património Nacional (Ispan) do Haiti.

Em junho deste ano, o governo do Haiti assinou um acordo com as autoridades de Taiwan, no valor de US$ 4,27 milhões, para a reconstrução de cinco edifícios públicos. O terremoto no país destruiu  casas, prédios públicos e privados, além de escolas e hospitais.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Graça Adjuto