Festival de Brasília abre inscrição para oficinas de som e interpretação no cinema

20/08/2012 - 16h21

Da Agência Brasil

Brasília - Estão abertas as inscrições para as oficinas técnicas e de interpretação do 45º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 10 de setembro. Serão realizadas quatro oficinas, sendo duas voltadas para o estudo do som no cinema, e duas destinadas a interpretação de atores e atrizes.

A ficha de inscrição, assim como outras informações sobre o evento estão disponíveis no site. O festival será realizado de 17 a 24 de setembro.

De acordo com a programação, a oficina Desenho de Som discutirá o desenvolvimento histórico do audiovisual, principalmente no cinema narrativo clássico, enfocando o uso do som no cinema mudo. Além disso, serão abordados os trabalhos de diretores consagrados nesse ramo como Alfred Hitchcock, Fritz Lang e René Clair, entre outros temas. A oficina será ministrada pelo professor do curso superior de Audiovisual da ECA-USP e do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais, Eduardo Santos Mendes.

A segunda oficina sobre o estudo do som é intitulada Edição do Som. Ela promoverá a sensibilidade dos alunos para a audição e compreensão da paisagem sonora - sons ambientes que situam o ouvinte em um determinado local. Além disso, serão apresentados os equipamentos e ferramentas para edição de som. A oficina será realizada pelo especialista em som, formado em audiovisual pela ECA-USP, Guile Martins.

As oficinas Desenho de Som e Edição do Som serão realizadas nos dias 18 e 22 de setembro, das 14h às 18h, na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB), Instituto Central de Ciências (ICC) Norte, no Campus Darcy Ribeiro. Para o workshop Desenho de Som, são oferecidas 30 vagas, sendo 15 destinadas a estudantes do curso de audiovisual da UnB, e as outras 15 para a comunidade do Distrito Federal. Já para Edição do Som são disponibilizadas 20 vagas, sendo 10 para estudantes da UnB e 10 para a comunidade.

A oficina Atuando para a Câmera é destinada apenas para atores com experiência. Nela, será estudado o entendimento e composição de personagens, técnicas de atuação e atuação para câmera. O ator libanês Mounir Maasri, graduado pelo New York's Actors Studio, será o responsável pelo workshop

O workshop Atuando para a Câmera será realizado de 19 a 20 de setembro, das 14h às 18h, e em 21 de setembro, de 9h às 12h e de 14h às 18h. A oficina será realizada no Kubitschek Plaza Hotel, e dispõe de 15 vagas.

Já a oficina Interpretação para Cinema - o Ator e a Arte será ministrada pela atriz e produtora de cinema, Mallú Moraes. A oficina se propõe a transmitir conhecimentos de interpretação para cinema e TV por meio de aulas teóricas, práticas e exercícios de habilidade para interpretar para TV e cinema. A oficina é acompanhada de ensaios, preparação de cenas e textos e gravações em vídeo.

Essa oficina será realizada de 19 a 22 de setembro, de 9h às 16h, no Teatro Sesc Paulo Autran, em Taguatinga Norte. São disponibilizadas 20 vagas para estudantes de artes cênicas, atores e atrizes iniciantes.  

Além das oficinas, a programação do 45º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro conta com seminários que terão como tema a produção cinematográfica nacional de Brasília, entre outros. A programação completa está disponível no site do evento.

Edição: Davi Oliveira