Dilma discute com ministros paralisação dos servidores

13/08/2012 - 16h32

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff começou a semana de trabalho cuidando da greve dos servidores públicos. No primeiro compromisso de hoje (13), ela se reuniu com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, que comanda a pasta responsável pelas negociações com os grevistas.

Também participaram do encontro os ministros da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, da Justiça, José Eduardo Cardozo, da Advocacia-Geral da União, Luis Inácio Adams, e a chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. A agenda de Dilma prevista para hoje foi alterada para incluir, no início da tarde, uma reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Durante toda a semana, o Ministério do Planejamento deve conduzir reuniões de negociação com sindicalistas. O governo tem até o último dia deste mês para enviar o projeto de lei orçamentária ao Congresso Nacional e o texto deve conter a previsão de gastos para 2013, incluindo possíveis reajustes ao funcionalismo. Na última quarta-feira (8), a ministra Miriam Belchior disse que o governo está fechando suas contas para ver que proposta pode apresentar os servidores.

Nas declarações que a presidenta Dilma Rousseff e integrantes do governo têm feito sobre a paralisação dos servidores, o argumento comum tem sido a dificuldade de concessão de reajuste de salário diante da crise econômica internacional.

Edição: Lana Cristina