Ex-primeiro-ministro sírio foge para a Jordânia, diz oposição

06/08/2012 - 13h00

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ex-primeiro-ministro sírio Riad Hijab, a família dele e mais dois ministros, além de três oficiais do Exército deixaram ontem (5) a Síria em direção à Jordânia, segundo o Conselho Nacional Sírio (CNS), o principal órgão da oposição. O grupo passou pela fronteira entre os dois países na noite de ontem.

"O Exército Sírio Livre ajudou-os a passar a fronteira. Estão todos em segurança", disse Khaled Zein El Adibine, do CNS. A oposição e o Exército Sírio Livre coordenaram a fuga de Hijab, sua família, dos ministros e dos oficiais.

Líder da organização não governamental Kitab Wal Sunna, Zayed Hammad, disse que a fuga do ex-primeiro-ministro mostra a desintegração do governo do presidente sírio, Bashar Al Assad. Hijab estava no cargo há menos de dois meses. "Esta deserção mostra que o regime está se desintegrando. É o princípio do fim", disse.

A emissora oficial síria de televisão informou apenas que ele deixou a função, sem mencionar os motivos da saída de Hijab.

Há 17 meses, a Síria está sob um clima de guerra. Manifestantes contrários ao governo de Assad enfrentam as forças leais ao presidente nas principais cidades do país. A oposição exige a renúncia de Assad, a transição política negociada e o fim das violações aos direitos humanos.

A estimativa das organizações não governamentais é que mais de 20 mil pessoas morreram no país. Nos últimos dias, aumentaram as deserções no governo Assad. Diariamente, há informações de militares e integrantes do governo que abandonam suas funções.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa 
 

Edição: Carolina Pimentel//Matéria alterada às 12h14 para esclarecimento de informação