Brasília comemora Dia do Motorista com ação educativa

25/07/2012 - 16h42

Da Agência Brasil

Brasília – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) comemorou o Dia do Motorista com a ação educativa "Pare, pense e mude", para orientar os condutores sobre os cuidados necessários no trânsito. As atividades foram desenvolvidas durante todo o dia no Eixo Monumental, uma das principais vias da capital federal.

Com a ajuda de bonecos representando adultos e crianças, semáforos e até faixas de pedestres e semáforos, uma equipe de 20 técnicos de trânsito conversou com os motoristas e distribuiu entre eles publicações educativas e estojos escolares com caneta.

Os técnicos do Detran alertaram sobre a importância do uso do cinto de segurança, da atenção à sinalização de trânsito, do uso correto da cadeirinha e dos cuidados na travessia da faixa de pedestres, além do respeito aos limites de velocidade. Os motoristas foram também lembrados do perigo de dirigir após a ingerestão de bebidas alcóolicas. O objetivo da ação era parar pelo menos 500 veículos para conversar com os condutores.

Segundo o técnico Filipe Gaspar, a realização constante de ações educativas no trânsito é que promove mudanças no comportamento dos motoristas. "Esta é uma ação importante e está sendo muito bem recebida. Aqui estamos lembrando os bons hábitos, educando os motoristas. Insistir na divulgação de boas ações no trânsito é o que gera mudança no comportamento dos condutores", ressaltou.

A mobilização de caráter educativo agradou aos motoristas que passavam pela via, como a publicitária Ludimila Martinelli, de 34 anos. "Ações como essa devem ser feitas sempre para melhorar o trânsito e conscientizar aqueles que ainda insistem em desrespeitar as regras, como dirigir alcoolizado."

"Ainda há muita imprudência no trânsito. A promoção de ações educativas faz com que os motoristas se comportem melhor", reforçou o motorista João Pereira de Oliveira, de 53 anos.

A ação do Detran-DF integra o movimento nacional Parada - Pacto Nacional pela Redução de Acidente', criado para reduzir em até 50% o número de acidentes de trânsito no país até 2020. O movimento é coordenado pelo Ministério das Cidades por intermédio di Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Segundo o ministério, no Distrito Federal, os parceiros mais atuantes nesta ação são o Detran e a Polícia Rodoviária Federal.

Por causa dos altos índices de mortes no trânsito, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou a Década de Ações para Segurança no Trânsito no período de 2011 a 2020, com o objetivo de estabilizar e reduzir em até 50% tais acidentes em todo o mundo. O Brasil foi um dos países que firmaram o termo e comprometou-se a cumprir a meta de redução de acidentes proposta pela ONU.

Edição: Nádia Franco