Temer representa o Brasil em evento sobre segurança alimentar em países de língua portuguesa

19/07/2012 - 15h28

Emerson Penha
Correspondente da EBC na África

Maputo – O vice-presidente brasileiro, Michel Temer, participa amanhã (20) da reunião da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O encontro reunirá em Maputo chefes de Estado e de Governo, além de ministros e outras autoridades, de oito países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

O tema do encontro deste ano é a segurança alimentar, pois alguns dos países de língua portuguesa da África estão entre os mais pobres do mundo. Produzir, armazenar e transportar alimentos, de modo que todos tenham acesso a comida de qualidade e em quantidade suficiente, é um desafio para essas nações, diz a coordenação do evento.

 
Também amanhã, será lançado o Fundo Nacala, que pretende contribuir com o desenvolvimento do chamado Corredor de Nacala, no Norte de Moçambique, área isolada do país que, de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), tem forte potencial agrícola. O projeto, de autoria da Fundação Getúlio Vargas, tem apoio do governo moçambicanoue e da Organização das Nações Unidas (ONU), é impulsionado pela Embrapa e pela Agência de Cooperação do Japão.
 
No sábado (21), Temer visitará uma fábrica de medicamentos construída em regime de parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o governo moçambicano, na Matola, região metropolitana de Maputo. Em breve, a fábrica começará a embalar medicamentos para o combate à aids provenientes do Brasil. No futuro, a fábrica produzirá seus próprios remédios, com tecnologia brasileira.

O Sudeste Africano tem uma das mais altas incidências da doença no mundo, com um infectado a cada três cidadãos em algumas regiões.

Antes de voltar ao Brasil, o vice-presidente Michel Temer se encontrará com o presidente de Moçambique, Armando Guebuza, e com o primeiro-ministro Aires Ali.

Edição: Nádia Franco