Agência Brasil inicia cobertura das eleições 2012

12/07/2012 - 19h08

Agência Brasil

Brasília – Com foco no cidadão e nos reflexos do processo eleitoral em sua vida, a Agência Brasil dá início na próxima segunda-feira (16) à cobertura das eleições municipais deste ano. O objetivo é discutir experiências nas áreas afetas aos municípios, como mobilidade urbana, saúde, educação, segurança e meio ambiente, entre outras.

Para orientar sua equipe, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), da qual faz parte a Agência Brasil, definiu princípios que afirmam a natureza pública da instituição. “Objetividade, isenção, equilíbrio, verdade dos fatos, sem partidarismos ou conteúdo promocional", vão pautar a cobertura. "O compromisso é com a cidadania e a democracia”, destaca o Manual Eleições 2012, Diretrizes e Normas Editoriais da EBC, aprovado pelo Conselho Curador da empresa no dia 6 deste mês.

Também é princípio definido pelo manual “a expressão da diversidade social, cultural, regional e étnica e da pluralidade de ideias e de fontes de informação; além da observância de preceitos éticos no exercício do jornalismo”.

No dia 7 de outubro, cerca de 138 milhões de eleitores irão às urnas em 5.563 municípios para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Cinco novos municípios – Paraíso das Águas, em Mato Grosso do Sul, Mojuí dos Campos, no Pará, Pinto Bandeira, no Rio Grande do Sul; e Balneário Rincão e Pescaria Brava, em Santa Catarina – realizarão eleições pela primeira vez.

Em 84 municípios, que têm mais de 200 mil eleitores cadastrados, a eleição poderá ser decidida em dois turnos. Só não haverá eleição no Distrito Federal e em Fernando de Noronha. Os brasileiros residentes no exterior também não vão votar nesta eleição, a primeira em que será aplicada a Lei da Ficha Limpa.

Entre as diretrizes editoriais definidas pela EBC, destaca-se a cobertura temática, com informação e elementos que levem o telespectador, ouvinte ou internauta a refletir sobre os grandes temas da agenda municipal que afetam sua vida e o futuro das cidades. “O cidadão deve ser informado sobre o papel do município nas políticas públicas de saúde, educação, segurança pública, mobilidade urbana, sustentabilidade e direitos humanos, especialmente aqueles relacionados nos Objetivos do Milênio da ONU [Organização das Nações Unidas]”, diz o manual.

A função de prestadora de serviços da EBC é outra diretriz enfatizada no texto: “O público da EBC saberá como acessar serviços e informações de interesse público, sobretudo sobre o processo eleitoral”.

O manual também garante espaço na cobertura para as eleições legislativas: “Serão oferecidas informações sobre a importância da representação popular na democracia, o papel dos vereadores e o funcionamento do sistema político-eleitoral específico das eleições legislativas.”

Em síntese, a cobertura tem como diretriz o “protagonismo do cidadão”, enfocando temas relacionados com o interesse geral e coletivo. De acordo com o manual, o protagonismo do cidadão na programação dos veículos da empresa será garantido por recursos já usados, como perguntas dos ouvintes e telespectadores. "As ferramentas de interatividade, os mecanismos de participação do público e o jornalismo colaborativo serão instrumentos importantes para esta aproximação. A EBC zelará para que estes espaços não sejam utilizados a favor ou contra qualquer candidato”, diz ainda o documento.