Demóstenes diz que vai recorrer ao STF para recuperar mandato

11/07/2012 - 22h52

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ex-senador Demóstenes Torres (GO), que teve o mandato cassado hoje (11) pelo plenário do Senado, disse que vai recorrer da decisão no Supremo Tribunal Federal (STF). Em sua conta no Twitter, ele criticou os ex-colegas e prometeu recuperar o mandato.

“Vou recuperar no STF o mandato que o povo de Goiás me concedeu”, disse. Demóstenes Torres voltou a criticar o relatório apresentado pelo senador Humberto Costa (PT-PE), que pedia sua cassação.

“Onde estão as provas dessas relações promíscuas? São as mesmas que o sr. sofreu no escândalo dos sanguessugas?”, disse Demóstenes, se reportando a Costa.

Já o petista, também por meio do Twitter, defendeu a decisão do plenário. “Certos comportamentos não são aceitos na atividade política. Demóstenes Torres tinha um discurso de austeridade, mas relações promíscuas”, disse. “Demóstenes não foi vitima de acusação leviana ou armação política. Fizemos um trabalho cuidadoso. Agora, caberá à justiça analisar o caso”.

Sobre a referência ao escândalo dos sanguessugas, feita por Demóstenes, a assessoria do senador Humberto Costa disse que ele foi investigado em outro episódio, a chamada máfia dos vampiros, mas foi inocentado em 2010.

O Senado aprovou a cassação do mandato do senador Demóstenes Torres por 56 votos a 19. Ele foi acusado de usar o mandato a favor do empresário goiano Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Com a decisão, o goiano, que fica inelegível até 2027, se tornou o segundo senador cassado da história. O primeiro foi Luiz Estevão, que perdeu o mandato em 2000.

Edição: Fábio Massalli//Matéria alterada às 13h54 do dia 12/07/2012 para acréscimo e esclarecimento de informações