Justiça do Distrito Federal liberta Cláudio Abreu, ex-diretor da Delta

08/06/2012 - 21h46

Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ex-diretor da Delta Construções no Centro Oeste, Cláudio Abreu, teve sua prisão revogada nesta tarde (8) pela 5ª Vara Criminal de Brasília. Ele foi preso no dia 25 de abril devido à Operação Saint-Michel, da Polícia Civil e do Ministério Público do Distrito Federal, que apurou desdobramentos da Operação Monte Carlo em esquemas de corrupção em Brasília.

A despeito do parecer do Ministério Público, que opinava pela manutenção da prisão, a juíza Ana Cláudia Barreto entendeu que Abreu deveria ser solto porque não é mais diretor da Delta e não apresenta risco à ordem pública. “Ainda que fosse [diretor], os crimes que lhe foram imputados são de conhecimento nacional, de maneira que dificilmente conseguiria praticar novas condutas semelhantes", conclui a magistrada.

Embora possa responder ao processo em liberdade, Abreu terá que cumprir condições impostas pela juíza, sob pena de ser preso novamente. Ele deve entregar o passaporte, manter o endereço atualizado e comparecer na vara criminal todos os meses até sentença definitiva. Também não pode manter qualquer contato com os demais réus do processo ou outras pessoas citadas na denúncia, nem mesmo por recados.

A decisão da juíza atendeu a pedido da defesa, que alegava que Abreu é réu primário e possui endereço fixo. Os advogados do ex-diretor também ressaltaram que não há provas de que ele participava do esquema criminoso, "uma vez que não consta nas interceptações telefônicas qualquer gravação com sua voz".
 

Edição: Rivadavia Severo