BC criará sistema para listar imóveis e carros dados como garantia de crédito

24/05/2012 - 22h24

Wellton Máximo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os bancos terão de repassar ao Banco Central (BC) todas as informações de imóveis e veículos dados como garantia por quem pega empréstimos e financiamentos. O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou hoje (24) resolução para criar um sistema público de garantias de crédito.

De acordo com o chefe do Departamento de Normas do Sistema Financeiro do Banco Central (BC), Sérgio Odilon dos Anjos, o novo sistema ajudará a evitar fraudes, à medida que evitará que um mesmo bem seja oferecido mais de uma vez como garantia. “As diferentes instituições poderão consultar os dados e verificar a situação do bem dado como garantia”, declarou.

Atualmente, as instituições financeiras têm um sistema privado em que listam os bens dados como garantia pelos clientes. Com isso, o Banco Central precisa requerer aos bancos que lhe informem sobre o registro dessas garantias.

O novo sistema, informou Odilon, não beneficiará apenas o Banco Central, que poderá ter acesso instantâneo a informações unificadas. Para ele, a ferramenta será importante para reduzir o custo dos empréstimos e reduzir ainda mais os juros cobrados dos clientes. “Esse sistema de registro trará mais segurança e qualidade às operações de crédito, que é vital para a redução das taxas finais”, avaliou.

Como o novo modelo de registro precisa de regulamentação do Banco Central, ainda não há prazo para o sistema entrar em vigor. Segundo Odilon, o órgão primeiro regulamentará o registro de veículos. “O registro de imóveis é mais complicado e demandará mais tempo”, admitiu.
 

Edição: Rivadavia Severo