Atividade econômica do país deve se recuperar ao longo do ano, prevê Banco Central

23/05/2012 - 12h26

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Banco Central (BC) espera recuperação da atividade econômica ao longo deste ano, segundo o Boletim Regional, divulgado hoje (23). Após registrar certa estabilidade no segundo semestre de 2011, a atividade econômica mostrou relativa recuperação no início de 2012, ressaltando-se o dinamismo da atividade varejista, consistente com a evolução dos mercados de crédito e de trabalho”, diz o documento.

De acordo com o boletim, “as perspectivas para os próximos semestres indicam continuidade desse processo [de recuperação], amparado essencialmente pela robustez da demanda interna”.

Na avaliação do BC, “as perspectivas apontam intensificação do ritmo de atividade ao longo de 2012”. “Para tanto, devem contribuir as condições favoráveis no mercado de trabalho, a confiança de consumidores e empresários em patamares elevados e a expansão moderada do mercado de crédito”.

O boletim, apresentado pelo diretor de Política Econômica do BC, Carlos Hamilton Araújo, hoje em Curitiba, analisa um conjunto de informações sobre as diversas regiões do país e, desta vez, dá ênfase às economias paranaense e do Sul.

Segundo o texto, na região, a recuperação do setor industrial favoreceu a trajetória da economia nos primeiros meses de 2012, assim como “o dinamismo do comércio varejista e do mercado de crédito”. De acordo com o BC, embora tenham ocorrido quebras de safras, com redução da renda agrícola, o Índice de Atividade Econômica Regional Sul (IBCR-S) cresceu 1,4% no trimestre encerrado em fevereiro, em relação ao finalizado em novembro, quando havia aumentado 0,5%, na mesma base de comparação, de acordo com dados dessazonalizados (ajustados para o período). Na variação acumulada em 12 meses, o indicador cresceu 4,2% em fevereiro, mesmo patamar observado em novembro de 2011.

Pelos dados do Boletim Regional, o indicador registrou aumentos nas regiões Sudeste (0,7%), Sul (1,4%) e Centro-Oeste (1,6%), enquanto houve retração no Norte (-0,8) e no Nordeste (-0,5), no trimestre encerrado em fevereiro, na comparação com o período anterior.

O indicador nacional - Índice de Atividade Econômica do Banco Central – Brasil (IBC-Br) – registrou crescimento de 0,9%, nesse tipo de comparação, após registrar quedas de 0,4% nos trimestres encerrados em agosto e em novembro de 2011.

Os dados mais recentes do IBC-Br, divulgados pelo Banco Central no último dia 18, mostram que houve expansão de 0,15% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o período de outubro a dezembro de 2011. O resultado é menor do que o do ciclo anterior: na passagem do terceiro para o quarto trimestre do ano passado, a taxa de crescimento ficou em cerca de 0,2%.

Edição: Juliana Andrade