Expectativa das famílias sobre desempenho econômico do país dos próximos 12 meses continua alta, diz Ipea

16/05/2012 - 16h18

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Índice de Expectativa das Famílias (IEF) sobre o desempenho socioeconômico do país dos próximos 12 meses continua alto apesar de ligeiro declínio constatado em abril, de acordo com pesquisa divulgada hoje (16) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Feita no mês passado, com 3.810 pessoas de todas as regiões, a pesquisa mostra que o IEF caiu de 67,7 pontos para 67 pontos, de março para abril. Mas, apesar dessa leve queda, os técnicos do Ipea constataram que os brasileiros mantiveram o otimismo verificado desde abril de 2011. O otimismo das famílias chegou ao ponto máximo em janeiro, quando marcou 69 pontos.

Já a expectativa sobre o futuro do país e das condições de bem-estar das famílias mostrou padrões contraditórios nas análises por região, tanto no curto prazo (12 meses) quanto no longo prazo (cinco anos). Na Região Norte, por exemplo, houve reduções de 77 para 69 pontos no curto prazo e de 46,3 para 45 pontos no longo prazo, enquanto a Região Sul acusou aumento de 4,5 pontos percentuais nos dois intervalos de tempo.

Um dos aspectos principais medidos pela pesquisa do Ipea refere-se ao valor médio da dívida mensal das famílias, que em abril atingiu R$ 5.581,83, contra R$ 5.414,52 no mesmo mês do ano passado. Os dados revelam que a situação econômica das famílias apresenta taxas negativas em todas as grandes regiões do país, quando a comparação é feita entre abril e março.

Edição: Lana Cristina