Conselho de Ética do Senado: relator propõe dispensa do depoimento de procuradores no caso Demóstenes Torres

16/05/2012 - 15h49

Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O senador Humberto Costa (PT-PE) vai propor mais tarde, na reunião do Conselho de Ética, a dispensa dos depoimentos dos procuradores da República Daniel Resende Salgado e Léa Batista de Oliveira, previsto para hoje (16). Ambos encaminharam ofício à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira, na noite desta terça-feira (15), quando se declararam impedidos de depor também no conselho até o fim de maio.

Costa disse que os depoimentos de Daniel Resende e Léa Batista são dispensáveis uma vez que tudo que apuraram está nos autos do processo. O relator do processo de quebra de decoro do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) no Conselho de Ética ressaltou que pretende encerrar a fase de depoimentos até o fim deste mês. No início de junho, Costa deve consolidar o parecer que será colocado em votação no Conselho de Ética.

Nas investigações da Polícia Federal sobre a exploração de jogos ilícitos e um esquema envolvendo empresas públicas e privadas – atividades que a polícia supõe serem comandadas pelo empresário goiano Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira –, Demóstenes Torres foi pego em várias conversas que nortearam a Operação Monte Carlo.

Edição: Lana Cristina