Região Sul tem nevoeiro e Paraná registra madrugada mais fria do ano

02/05/2012 - 11h39

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba – A quarta-feira (2) amanheceu com nevoeiro na Região Sul. A temperatura  apresenta ligeira elevação em relação ao dia de ontem (1º), segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os termômetros oscilam entre 2 graus Celsius (°C) e  24°C.  

No Paraná, foi registrada a madrugada mais fria do ano nesta terça-feira (1º) em praticamente todo o estado. O serviço de meteorologia (Simepar) registrou temperatura  negativa no centro-sul: em Entre Rios (distrito de Guarapuava) fez -0,1ºC e em Palmas, -0,9ºC.

O meteorologista Paulo Ricardo, do Simepar, confirmou que nesta manhã as temperaturas estão baixas em todo o estado, porém não como as registradas ontem ao amanhecer. Os termômetros estão abaixo de 15°C.

De acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), neste início de maio o tempo deve permanecer seco, sem chuva significativa em todo o estado. A previsão é que a chuva volte a ocorrer de forma mais bem distribuída no próximo trimestre. Este é um período que chove menos, sobretudo no litoral e Vale do Itajaí.

A chuva dos dias 25, 26 e 28 de abril trouxe alívio para boa parte do estado, foi bem distribuída e teve intensidade fraca a moderada,  beneficiando as regiões que sofriam com a forte estiagem desde novembro, como o oeste e o meio-oeste. Essa chuva , de acordo com o Ciram, não atingiu de forma satisfatória o litoral sul, que terminou o mês com um déficit de 70% a 80%.

Em relação às temperaturas, o trimestre deve ter índices próximos à média climatológica. Em maio, são esperadas ondas de frio mais intensas, com temperatura próxima de 0ºC e negativa nas áreas altas do estado, com formação de geada.

Edição: Graça Adjuto