Brizola Neto deverá comemorar Dia do Trabalho no Rio de Janeiro

30/04/2012 - 17h05

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O novo ministro do Trabalho, Brizola Neto, deverá comparecer às comemorações do Dia do Trabalho amanhã (1º) no Rio de Janeiro, onde a partir das 13h haverá uma festa no Sambódromo da cidade com shows de vários artistas, encabeçados pelo sambista Arlindo Cruz e pela cantora Preta Gil. O nome de Brizola foi confirmado para o posto hoje (30) pela presidenta Dilma Rousseff. Aos 33 anos, Brizola é o ministro mais jovem da administração de Dilma.

A festa no Rio foi organizada em conjunto pela Força Sindical, pela União Geral dos Trabalhadores (UGT), pela Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) e pela Nova Central Sindical. A comemoração terá o lançamento de campanha para a redução da jornada de trabalho sem diminuição dos salários e pelo fim do fator previdenciário com valorização dos aposentados.

A informação foi dada hoje à Agência Brasil pelo presidente da Força Sindical do Rio de Janeiro e membro do comitê organizador das comemorações do Dia do Trabalho, Francisco Dal Prá.

Segundo Dal Prá, a campanha abrange também a valorização do servidor público, a melhoria da saúde e da educação dos trabalhadores e a qualificação profissional. Outras questões também reivindicadas pelos sindicatos são mais desenvolvimento com juros mais baixos e igualdade de condições de salário para os homens e as mulheres.

“Essas são as palavras de ordem e é o que nós vamos defender no 1º de Maio. Vamos fazer um trabalho de conscientização dos trabalhadores e das trabalhadoras para que a gente tenha unidade na defesa desses pontos de reivindicação”, disse o sindicalista.

Os portões do Sambódromo serão abertos ao público pela manhã. Assim que passarem pelas roletas na entrada, os trabalhadores receberão cupons para concorrer ao sorteio de dois automóveis e de cinco motocicletas, que serão feitos nos intervalos dos shows – o primeiro está previsto para 14h.

A organização do evento estima que estarão presentes cerca de 70 mil trabalhadores para os shows dos cantores Naldo, Mariana Valadão, Grupo Molejo, além de Preta Gil e Arlindo Cruz.

Por causa da festa em homenagem ao Dia do Trabalho, o MetrôRio estenderá o funcionamento da Estação Praça Onze até a meia-noite. As demais estações fecharão para embarque às 23h (no horário normal de funcionamento em feriados), mas permanecerão abertas para desembarque. Haverá ainda reforço nos serviços de bilheteria e de segurança na Estação Praça Onze - que dá acesso ao Sambódromo.

Na capital fluminense, bancos e Correios ficarão fechados amanhã. Já as feiras livres funcionarão normalmente em toda a cidade. Os supermercados não deverão abrir e os shoppings terão horários especiais.

O Consórcio Novo Rio, que administra a Rodoviária Novo Rio, estima que mais de 262 mil pessoas deverão passar pelo local durante este feriado prolongado. Um total de 515 ônibus extras foi disponibilizado para atender aos usuários.

Edição: Carolina Sarres