Infraero diz que movimento no Aeroporto de Congonhas é normal, apesar da chuva

27/04/2012 - 11h21


Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - As operações de pousos e decolagens no Aeroporto de Congonhas, na zona sul da cidade de São Paulo, ocorrem normalmente na manhã de hoje (27), apesar da chuva, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Dos 50 voos previstos entre as 6h e as 9h, 18 tiveram atrasos e dois foram cancelados.

No entanto, na noite de ontem (26), muitos passageiros não conseguiram embarcar em voos da TAM e da Gol e tiveram que dormir no terminal. Segundo as empresas, por causa da chuva foi preciso fazer remanejamentos e desvios de decolagens.

Em nota, a TAM informou hoje que a média de espera nos voos com atraso, no começo da manhã, era 32 minutos na malha doméstica e 40 minutos nas viagens internacionais. Em relação a ontem (26) à noite, a companhia informou que, devido ao mau tempo, “parte dos voos programados para o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, foi cancelada ou teve o pouso alternado para outras localidades”.

A Gol também atribuiu o problema às chuvas e informou que seis voos que partiriam de Congonhas rumo a Londrina, Bauru, Campo Grande, Florianópolis e Maringá tiveram as decolagens alteradas para o Aeroporto de Guarulhos (São Paulo). Cinco voos da Gol com pouso previsto em Congonhas foram desviados para Viracopos, em Campinas, e Guarulhos. “Eventuais cancelamentos e/ou alterações nos horários e trajetos de voos por mau tempo são procedimentos, ainda que indesejados, às vezes necessários às operações aéreas”, diz a empresa em nota.

Balanço divulgado pela Infraero informa que ontem, das 6h às 22h, dos 338 voos programados para Congonhas, 78 tiveram atrasos superiores a 30 minutos e 12 foram cancelados.

Edição: Juliana Andrade