Teresópolis tem domingo de sol após temporal que causou a morte de cinco pessoas no município

08/04/2012 - 12h35

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A cidade de Teresópolis, na região serrana fluminense, tem um dia de muito sol neste domingo de Páscoa, menos de 48 horas depois da forte chuva da noite de sexta-feira (6), que causou a morte de cinco pessoas. O último balanço da Defesa Civil do município, divulgado às 18h de ontem (7), confirma os cinco óbitos, todos de moradores soterrados pelos deslizamentos de terra ocorridos em vários bairros da cidade. Quinze pessoas ficaram feridas e 994, entre adultos e crianças, estão desalojadas.

A prefeitura de Teresópolis interditou 160 casas nos bairros de Fátima, do Perpétuo, Rosário, Barroso, Pimentel, da Coreia, do Vale da Revolta, de Santa Cecília e das Araras, onde houve o maior número de residências interditadas: um total de 75.

Apesar do dia de sol, o município permanece em estado de atenção. As equipes da Defesa Civil municipal estão percorrendo as ruas, fazendo o trabalho de avaliação de danos e de vistorias, o que pode resultar em novas interdições. A assessoria de comunicação da prefeitura informou que um novo boletim deverá ser divulgado no final da tarde de hoje (8).

O trabalho de limpeza das ruas e calçadas do centro e dos bairros prossegue, com as equipes da reforçadas por homens e máquinas cedidos pela Comlurb, a empresa municipal de limpeza urbana da capital fluminense. Também a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) disponibilizou caminhões-pipa e equipamentos para desentupir os bueiros da cidade.

O fornecimento de energia, afetado pela queda de barreiras e árvores na rede elétrica, ainda não foi plenamente restabelecido em quatro bairros: Perpétuo, Santa Cecília, Meudon e Canoas. De acordo com a concessionária Ampla, a normalização depende da conclusão dos trabalhos da Defesa Civil nesses locais.

 

Edição: Aécio Amado