Servidores federais fazem marcha em Brasília e cobram política salarial permanente

28/03/2012 - 16h39

Da Agência Brasil

Brasília – Os trabalhadores federais, representados por 31 sindicatos de todo o país, reuniram-se hoje (28), em Brasília, em uma grande marcha pedindo a definição de uma política salarial permanente, a reposição inflacionária, a valorização do salário-base e a incorporação das gratificações para a categoria. Depois da marcha, eles se reuniram com o secretário das Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, cobrando uma posição do governo com relação ao assunto.

Os servidores se mobilizaram em frente ao prédio do ministério desde o período da manhã. A Campanha Salarial Unificada dos Servidores Federais de 2012 reivindica também a retirada, da pauta do Congresso Nacional, de projetos de lei complementares (PLC) que, na visão da categoria, subtraem direitos dos servidores públicos, como o PLP 549/09, que congela os salários por dez anos e o PLC 2/2012, que cria a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público (Fupresp).

O presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Sérgio da Luz Belsito, disse que há três anos os trabalhadores não têm aumento e que a elevação do salário é necessária para a valorização profissional. “Nós temos um índice de reposição. Há a necessidade dessa reposição, estamos há três anos sem nenhum reajuste. Nós queremos a construção de uma política salarial permanente, o governo prometeu isso e até agora não temos nada.”

De acordo com Belsito, mobilizações de servidores também estão ocorrendo em capitais do país. Está marcada para o dia 25 de abril uma assembleia geral com todos os sindicatos caso não saia da reunião de hoje com o secretário uma resposta satisfatória a sindicalistas e servidores.

Edição: Lana Cristina