Bento XVI encontra-se com Fidel Castro no último dia da visita a Cuba

28/03/2012 - 19h30

Da BBC Brasil

Brasília – O papa Bento XVI encontrou-se hoje (27), em Havana, com o ex-presidente cubano Fidel Castro, no encerramento de sua viagem de três dias à ilha. Segundo um porta-voz do Vaticano, o encontro durou cerca de meia hora.

Bento XVI e Fidel encontraram-se poucas horas depois de o papa celebrar missa ao ar livre, assistida por milhares de pessoas na Praça da Revolução, na capital cubana.

Na missa, diante da multidão, o papa disse que os cubanos devem buscar o que ele chamou de "liberdade autêntica", e pediu que o governo cubano dê mais liberdade à Igreja Católica.

A passagem do papa Bento XVI por Cuba, 14 anos depois que seu antecessor, João Paulo II, esteve na ilha, ocorre em meio a reformas e abertura econômica no país. Embora os irmãos Castro (Raúl, atual presidente, e Fidel, ex-presidente) continuem no poder e ainda haja denúncias de violação de direitos humanos, muita coisa mudou na ilha. Para os cubanos, no entanto, a proximidade com a Igreja é uma esperança de mais progressos e liberdades.