Ministério do Desenvolvimento Social divulga edital para construção de 31 mil cisternas

22/03/2012 - 18h25

Da Agência Brasil

Brasília – O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) publicou hoje (22) edital que convoca entidades privadas, sem fins lucrativos, interessadas em construir cisternas de placas na região semiárida do país. O objetivo é garantir o acesso à água para as famílias com baixa renda que vivem em área rural e que sofrem com longos períodos de estiagem.

As 31 mil cisternas de placas, um tipo de reservatório de água cilíndrico que permite o armazanamento de água da chuva, que serão construídas fazem parte do Plano Brasil sem Miséria e do programa Água para Todos, que beneficiará 750 mil famílias da região semiárida, selecionadas a partir do Cadastro Único para Programas Sociais. A entidade selecionada receberá do MDS repasse de R$ 68.750 milhões para a construção dos equipamentos em municípios que ainda não possuem parceiros responsáveis pelo acesso à água potável.

Para participar da seleção, as entidades deverão cadastrar suas propostas até o dia 27 de março no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse, do Ministério do Planejamento. No dia 29, o MDS divulgará o resultado das empresas que poderão apresentar suas propostas. Depois da triagem, as empresas devem enviar os planos de trabalho e os documentos de habilitação até o dia 13 de abril. O convênio deverá ser anunciado no dia 21 de maio.

 

Edição: Rivadavia Severo