Governo do Rio anuncia novo plano de despoluição da Baía de Guanabara

22/03/2012 - 18h08

Da Agência Brasil

Rio de janeiro - Quinze municípios do Rio de Janeiro que circundam a Baía de Guanabara vão ser beneficiados com ações de despoluição. O Programa de Saneamento Ambiental foi anunciado hoje (22), Dia Mundial da Água, pelo secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc. Serão investidos R$ 800 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e R$ 330 milhões do governo do estado.

Minc disse que as ações vão se concentrar na recuperação das estações de tratamento de esgoto (ETEs) de São Gonçalo, na região metropolitana, Sarapuí e Pavuna, na Baixada Fluminense, que, segundo o secretário, estavam desativadas e secaram. "O que está sendo feito agora com a Cedae [Companhia Estadual de Águas e Esgotos], é fazer todas as redes de coleta do esgoto da casa das pessoas, chegarem até a estação de tratamento para poder limpar a baía".

O secretário prometeu, ainda, fechar todos os lixões próximos da baía neste ano, por serem um dos causadores da poluição na região. "Este ano, nós vamos passar o cadeado em todos os lixões da Baía de Guanabara, sem exceção. Nos últimos 15 dias já passamos em dois importantes, Itaoca, em São Gonçalo e Babi, em Belford Roxo".

De acordo com o presidente da Cedae, Wagner Victer, o novo programa vai aumentar a capacidade de retirada do esgoto. "Em cinco anos nós já triplicamos a quantidade de esgoto no tratamento secundário na Baía de Guanabara e vamos chegar a 16 mil litros de esgoto por segundo. Isso é um passo muito importante. Estaremos com isso, tratando 80% do esgoto na baía".

O Dia Mundial da Água foi lembrado também com ações de limpeza na Praia de Copacabana. Mergulhadores retiraram do fundo do mar placas de computador, plásticos, redes de pesca e latas.

 

Edição: Rivadavia Severo