Imperador do Japão pede que população mantenha esforços pela reconstrução

11/03/2012 - 10h53

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O imperador do Japão, Akihito, apelou hoje (11) à população para que mantenha os esforços de apoiar as vítimas, ajudar nas reconstrução do país e melhorar a situação nas áreas afetadas. Em recuperação de uma cirurgia cardíaca e com a saúde frágil, o imperador, de 78 anos, fez questão de participar das homenagens às vítimas do terremoto seguido por tsunami e acidentes nucleares que atingiu o país em março do ano passado.

Na cerimônia dedicada às mais de 19 mil pessoas mortas e desaparecidas, o imperador lembrou a história do país e as conquistas obtidas, apesar das muitas dificuldades. Vestido em traje de luto e acompanhado pela imperatriz Michiko, que usou um quimono preto, Akihito ressaltou a importância da adoção de medidas de prevenção. Ele se disse “profundamente agradecido” pela preocupação manifestada “em todo o mundo” em decorrência da tragédia.

O imperador dedicou parte do discurso às famílias que tiveram de deixar suas casas na região de Fukushima, no Nordeste do país, em decorrência dos vazamentos e explosões nucleares na usina de mesmo nome.  Participaram da cerimônia, em Tóquio, cerca de 1.200 pessoas que fizeram um minuto de silêncio.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa//Edição: Graça Adjuto