CNI aplaude redução de 0,75% na taxa Selic

07/03/2012 - 23h21

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Confederação Nacional da Indústria (CNI) manifestou contentamento com a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de ampliar o ritmo de redução da taxa básica de juros (Selic), que hoje (7) foi reduzida em 0,75 ponto percentual, em vez do 0,5 ponto que caiu nas quatro últimas reuniões do colegiado de diretores do BC.

Com a decisão, por 5 votos a 2, o Copom surpreendeu a maioria dos analistas financeiros, que esperavam redução de 10,5% para 10% ao ano, e o Copom cravou 9,75%. Ampliação que a CNI considera “indispensável” para enfrentar o quadro atual de enfraquecimento da atividade econômica, em especial na indústria. Em nota, a CNI manifestou que a expansão da liquidez internacional também justifica ação mais agressiva do BC.

A CNI destaca também a necessidade de a autoridade monetária manter a política de reduções da taxa Selic, uma vez que a inflação está em desaceleração e a indústria precisa de ações urgentes para recuperar o ritmo da atividade. “Uma queda mais incisiva dos juros também contribuirá para amenizar as pressões sobre a moeda brasileira, valorizada pela maciça entrada de capitais de curto prazo”, ressalta a nota.

 

Edição: Rivadavia Severo