Chávez, Raúl Castro e Santos se reúnem para conversar sobre política nas Américas

07/03/2012 - 8h54

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os presidentes Raúl Castro (Cuba), Hugo Chávez (Venezuela) e Juan Manuel Santos (Colômbia) se reúnem hoje (7) em Havana, capital cubana. Em pauta, a próxima Cúpula das Américas, nos dias 14 e 15 de abril, em Cartagena, na Colômbia. A presidenta Dilma Rousseff indicou que deve participar dos debates. Acompanhado da chanceler boliviana, María Angela Holghin, Santos chega a Havana depois de 13 anos sem visitar Cuba.

As informações são da  Presidência da República da Colômbia. Ontem (6), Santos disse que quer conversar com Castro sobre a participação dos Estados Unidos na Cúpula das Américas. Cuba e os Estados Unidos não têm relações políticas nem econômcias. Devido a um embargo imposto há quase meio século sobre Cuba, o país vive sérias restrições.

"Estamos indo para Cuba com duas finalidades: primeiro, ter a oportunidade de falar pessoalmente, como todos os bons amigos devem conversar, com o governo cubano, com Raúl Castro, sobre o tema de Cuba na cúpula”, disse o presidente colombiano.

Na conversa com Chávez, Santos disse que quer ampliar os acordos bilaterais que permitem intensificar o comércio entre a Colômbia e a Venezuela. "A segunda razão para essa viagem a Cuba está no encontro com o presidente Chávez”, disse ele. Nós tínhamos planejado uma reunião em março. Infelizmente, não pode ocorrer devido aos problemas de saúde do presidente.

Chávez está em Havana recuperando-se da segunda cirurgia para a retirada de um tumor na região pélvica. Segundo ele, a recuperação tem sido boa.

Edição: Graça Adjuto