Irã anuncia lançamento de satélites e promete que missão tripulada ocorrerá em 2019

05/03/2012 - 9h13

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Em meio às suspeitas da comunidade internacional sobre seu programa nuclear, o governo do Irã anunciou hoje (5) que enviará satélites geoestacionários que orbitarão a Terra. O diretor do Programa Aeroespacial do Irã, Mehdi Farahi, disse que a ideia é enviar satélites com o poder de alcance de 1.000 quilômetros. O envio dos satélites está dentro do plano aeroespacial até 2015.

Em junho de 2011, o Irã lançou um satélite de observação. O objetivo era fazer imagens da Terra e transmiti-las com as informações para as estações terrestres. Em 20 de junho do ano passado, o presidente do Irã,  Mahmoud Ahmadinejad, disse que o país obteve a tecnologia para desenvolver satélites. Segundo ele, o governo pretende em breve lançar satélites de alcance ainda maior – que atinjam altitude de cerca de 35 mil quilômetros.

De acordo com  Farahi, o governo iraniano lançou seu primeiro satélite, Omid (cujo significado em português é Esperança), em 2009. Em 2019, o governo iraniano pretende lançar a primeira missão tripulada ao espaço. Pelos dados oficiais, o Irã é um dos 24 membros fundadores da Comissão das Nações Unidas sobre os Usos Pacíficos do Espaço Exterior, que foi criada em 1959.

O lançamento de satélites ocorre no momento em que o Irã sofre severas sanções de parte da comunidade internacional devido ao programa nuclear desenvolvido no país. Para a comunidade internacional, o programa esconde a produção de armas atômicas. Mas Ahmadinejad e as demais autoridades do Irã negam as suspeitas.

*Com informações da emissora estatal de televisão do Irã, PressTV//Edição: Graça Adjuto