Líderes fecham acordo para votar hoje texto base da Funpresp e amanhã os destaques

28/02/2012 - 20h41

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Os líderes partidários da base governista e da oposição fecharam um acordo para aprovar hoje o texto principal do projeto de lei que cria a Fundação de Previdência Complementar dos Servidores Públicos (Funpresp). Pelo acordo, a votação dos destaques da oposição, que visam a alterar o texto principal, será feita amanhã (29), em sessão extraordinária da Câmara.

O acordo estabelece, ainda, que a votação do texto principal será feita nominalmente. Também serão votados nominalmente três destaques da oposição que pretendem alterar o texto, de acordo com escolha dos partidos de oposição. De acordo com o líder do governo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), com o acordo firmado não haverá obstrução para as votações.

Amanhã, na sessão ordinária deverão ser votadas duas medidas provisórias que estão trancando a pauta caso haja acordo de mérito para as votações. A sessão extraordinária para as votações dos destaques deverá ocorrer após a ordinária.

O líder do PSDB, deputado Bruno Araújo (PE), disse que seu partido encaminhará favorável à aprovação da Funpresp, até “para manter a coerência do partido, que já aprovou a criação de um fundo de previdência complementar para o estado”. Araújo disse que o PSDB já tentou implantar esse sistema de previdência complementar em outros estados.

O líder tucano informou que entre os destaques que o partido vai apresentar está um que propõe que seja um fundo único para os Três Poderes, em vez dos três estabelecidos no texto principal do projeto.

 

Edição: Rivadavia Severo