Israel está em alerta devido à identificação de dois navios na costa da Síria

20/02/2012 - 10h52

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Dois navios de guerra do Irã foram identificados pelas autoridades isralenses no Porto de Tartus, na Síria. Os israelenses acenderam a luz de alerta devido à presença das embarcações no local por desconfiar da possibilidade de ataques na região. O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel, Yigal Palmor, disse que o assunto é acompanhado de “perto” pelas autoridades.

Na costa da Síria há um destróier e um navio de abastecimento. O Porto de Tartus está localizado a  220 quilômetros de Damasco, capital síria. O ministro da Defesa do Irã, Ahmad Vahidi, disse que a presença de navios de guerra iranianos em águas internacionais é um “reflexo da força naval” do país.

Em Israel está uma missão norte-americana que tenta evitar que as autoridades optem por um ataque militar contra o Irã. Para os israelenses, o governo do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, é uma ameaça internacional pois há suspeitas de que o programa nuclear desenvolvido no país esconda a produção de armas atômicas.

Os iranianos negam as suspeitas. Para eles, as acusações têm conteúdo político. O governo Ahmadinejad disse que o programa nuclear tem fins pacíficos e medicinais.

*Com informações da emissora estatal de televisão do Irã, PressTV//Edição: Graça Adjuto